segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Educação Ambiental Como Instrumento Da Conscientização Ecológica PúblicaA Educação Ambiental Como Instrumento Da Conscientização Ecológica Pública

22 BA Grupo Escoteiro Cinco Várzeas: Samos escoteiros !!!

As ações educativas deverão ser desenvolvidas: Como exemplo: O 22 BA Grupo Escoteiro Cinco Várzeas de Piritiba/Bahia, vem há anos realizando com os membros do seu grupo um excelente trabalho em parceria com toda a comunidade e todos os órgãos público municipal e com uma grande ajuda da iniciativa privada do município. Assim reforçamos a nossa conscientização do meio ambiente para que todos possam fazer a sua parte ecologicamente correta...


Também a lei que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, tem entre os seus princípios, a "educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive o da educação não formal vivenciada pelos Grupos Escoteiros e comunidade,objetivando capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente", e tem ainda, entre os seus objetivos, "a difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, a divulgação de dados e informações ambientais e a formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico" (Lei 6.938) (1).
A lei n° 5.197, de 30/01/67, determinou que livros escolares com textos sobre a proteção à fauna fossem aprovados pelo Conselho Federal de Educação.
O Parecer n°226/87, de 11/03/87, do CEF, que indicou o caráter interdisciplinar da educação ambiental e recomendou sua realização.
Em 1989, o MEC, dentro do Programa Nossa Natureza, propôs a implantação da educação ambiental na pré-escola e no ensino fundamental na Amazônia Legal.
A conscientização pública é educativa e a educação ambiental é um importante instrumento da conscientização pública. Trata-se de um processo que passa pela educação escolar, pela educação comunitária sendo ela formal ou não e pela educação de coletividades ou de massas.
A obrigatoriedade da educação ambiental no ensino é, acima de tudo, um compromisso político da Administração Pública que deverá assegurar que a Constituição seja cumprida pelos seus governantes das esferas publicas Federais,Estaduais,municipais e privadas...

Pode-se entender a educação ambiental como um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida, visando gerar mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal, assim como contribuir para uma harmonia entre seres humanos e destes com outras formas de vida. Mas também como processo de formação do cidadão a partir da problematização da realidade, propondo a construção de novos valores e atitudes durante a aprendizagem.
Na educação escolar não formal as práticas como (passeios, campanhas de separação de lixo, trilhas e entre outras etc.) variam desde a educação ambiental como atividade extra-escolar até um currículo voltado para a integração das diferentes disciplinas dentro de uma proposta ecológica ou transdisciplinar comum. Já no plano curricular, a educação ambiental vai da criação ou adaptação de uma disciplina até o planejamento global do ensino, procurando uma aproximação entre as disciplinas e a realidade da comunidade, num exercício de interdisciplinaridade e integração.
Para que educação ambiental e conscientização ambiental sejam alcançadas e exercidas, é importante coordenar três campos interligados de atuação: escola, comunidade em um todo e meios de comunicação.



Aleomarcio Ferreira da Silva
Presidente - 22 BA G.E Cinco Várzeas

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